中秋节 – A Lenda do Festival da Lua

Conheça a lenda chinesa sobre o Festival da Lua

De acordo com uma versão desta lenda chinesa, houve um momento em que 10 sóis surgiram no céu, escaldando a Terra e privando o povo de água deixando todos os rios secos, onde até os animais não tinham água para beber e acabavam morrendo. Um herói chamado Hou Yi subiu ao topo da Montanha Kunlun e abateu 9 dos 10 sóis com seu arco e flechas, poupando assim as pessoas da Terra.

Um dia, Hou Yi encontrou a Senhora Rainha Mãe e recebeu o elixir da imortalidade dela. O elixir, quando tomado, permitiria que alguém se tornasse um imortal e vivesse no céu. Hou Yi deu o elixir a sua esposa Chang’e para cuidar dele.

Um discípulo de Hou Yi soube do elixir da imortalidade e tentou tomá-lo à força de Chang’e enquanto Hou Yi estava fora. Num momento de desespero, Chang’e engoliu a poção e se tornou imediatamente uma deusa e voou para o céu. Porque ela ainda se importava tanto com seu marido, ela pousou no local mais próximo da Terra, a Lua.

Quando Hou Yi voltou e descobriu que sua esposa tinha desaparecido, ele ficou arrasado. Quando ele olhou para o céu para chamar o nome dela, ele viu que a Lua naquela noite estava especialmente brilhante e cheia e teve um vislumbre de Chang’e.

Ele imediatamente trouxe os bolos favoritos de Chang’e para orar pelas bênçãos do céu. Desde então, tornou-se uma tradição para as pessoas adorarem o Céu e comemorarem com bolos da Lua aquele dia. Assim, o Festival da Lua se tornou conhecido entre os chineses.

No passado, havia muitas coisas que os chineses faziam para comemorar o Festival da Lua. No entanto, além de comprar e comer bolos da Lua (bolos redondos cheios de açúcar, gergelim e outras especiarias), a maioria das tradições se perdeu.

 

 

Conheça um pouco mais sobre o Festival da Lua

 

Deixe um comentário