中秋节 – Festival da Lua

O Festival da Lua, também conhecido como Festival do Meio do Outono (中秋节), é um dos principais feriados da China e em 2017 será comemorado no dia 4 de outubro

O Festival da Lua, também conhecido como Festival do Meio do Outono (中秋节), é um dos principais feriados da China e em 2017 será comemorado no dia 4 de outubro, na mesma época das celebrações do Dia Nacional da China.

Celebrado na China no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, sua origem está estritamente ligada a uma cultura tradicionalmente agrária, regida pelos ciclos da natureza. Os antigos observavam a relação entre o movimento da lua e as mudanças das estações, fato que influenciava diretamente a produção agrícola. O Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono simboliza, portanto, um agradecimento dos chineses à lua pela colheita, assim como reuniões familiares e oferendas para a lua nos dias do outono, nos quais ela se encontra mais brilhante e redonda.

Os chineses acreditam que a lua cheia simboliza reuniões familiares e, por isso, consideram tal data especial para confraternizações familiares. Durante o Festival, as famílias se reúnem, simbolizando o regresso à casa-mãe e o ímpeto feminino e maternal da lua, além de realizarem oferendas à lua, comerem bolos lunares, passearem pelas ruas com lanternas iluminadas e brincarem com fogos de artifício.

Bolo Lunar (月饼)

A origem do Bolo Lunar é, geralmente, atribuída à revolta contra os Mongóis, mas existem muitas versões. Em uma delas se conta que um rico Uyghur teria oferecido ao Imperador Taizong (626 a 649) bolos redondos, após a vitória sobre os mongóis no 15º dia da 8ª lua. O Imperador, ao pegar os bolos, teria, então, olhado para a lua e exclamado “Convido-os a provarem estes bolos”, ao mesmo tempo em que distribuía os bolos aos ministros. Acredita-se que esta prática se espalhou pela China desde então e tornou-se um costume do Festival da Lua. A revolta contra os mongóis ocorreu durante a Dinastia Yuan (元朝) (1280-1368), justamente quando o hábito de degustar e partilhar os bolos lunares se popularizou no país.

 

Conheça também a lenda do Festival da Lua

Deixe um comentário