气功 – Qi Gong a fonte da juventude

O qigong pode ser praticado com o corpo parado ou em movimento

O qi gong ou chi kung refere-se a uma variedade de técnicas geralmente relacionadas à medicina tradicional chinesa, que incluem mente, respiração e exercício físico. O qigong é geralmente praticado com objetivos orientados para a saúde, mas também em alguns casos, especialmente na China, pode ser prescrito com objetivos terapêuticos específicos. De acordo com as tradições budista e taoísta, de onde vem em grande parte, é um método para atingir a iluminação ou o estado de Buda.

Existem muitos sistemas diferentes de qigong. O qigong pode ser praticado com o corpo parado ou em movimento e envolve padrões predefinidos ou não (qigong espontâneo).

De fato, a tradução literal de chi kung seria ‘o trabalho de respirar’, pois esse método terapêutico afeta especialmente a importância de nossa respiração consciente e acompanha cada um de nossos movimentos e pensamentos.

Também conhecida como “fonte da juventude”, quem a pratica diz que ajuda a eliminar tensões e estresse no dia a dia e que é um verdadeiro fluxo de paz que lhes traz saúde e vitalidade.

A essência do chi kung ou qi gong é a sincronização harmônica dos três processos vitais, isto é, corpo, mente (coração) e respiração. A tradição oriental refere-se a esses três processos como os “três tesouros”. Portanto, a prática dessa terapia requer, por sua vez, três etapas. O primeiro é o controle do corpo, ou seja, o relaxamento. Devemos relaxar, nessa ordem, nossa mente, respiração e, finalmente, nosso corpo. O objetivo disso é que, ao fazê-lo, os canais ou meridianos pelos quais circula nossa energia vital possam permitir que ela flua corretamente, segundo nós.

O próximo passo é regular a respiração até fazê-la constantemente e com calma. Ao praticar esse processo, o chi kung recomenda o uso de oito palavras-chave (ou formas de respirar) que nos ajudarão como um guia para alcançá-lo de forma satisfatória. São as seguintes:

Tranquilo
Suave
Profunda
Longo
Continua
Uniforme
Lento
Delicada

E, finalmente, seria o controle da mente ou do coração. Este passo é intrínseco aos dois anteriores, ou seja, se pudermos relaxar nosso corpo e nossa respiração com sucesso, nossa mente ou coração relaxará e estará em paz.

 

Fonte: Este artigo é o resultado de informações compiladas na rede, a partir da fonte ou fontes que você indicar, e que considero interessante compartilhar com os seguidores desta seção, por seu alto interesse informativo.

 

Deixe um comentário