2 conceitos de kung fu para mudar a vida profissional

Kung fu não é somente lutar, é a capacidade de tornar as pessoas mais seguras, fortes e equilibradas para um mundo melhor.

2-conceitos-kungfu-para-vida

Muitas pessoas ao ouvirem a palavra “kung fu” já imaginam uma luta de contato violenta e que não é possível ter respeito pelas pessoas.

Mas pelo contrário, Kung fu  não é somente lutar, é a capacidade de tornar as pessoas mais seguras, fortes e equilibradas para um mundo melhor.

Baseada na tradição filosófica e spiritual, desenvolve não só o corpo, mas também a mente e o caráter.

A vida agitada que vivemos hoje em dia, faz cada vez mais com que as pessoas percam o respeito e foco naquilo que realmente é importante.

Kung fu é uma ótima ferramenta para explorar todo o seu potencial e com isso ter controle total do seu corpo e mente

Abaixo 2 princípios importantes das artes marciais que podem ser utilizadas no mundo dos negócios.

Yǎn Shén ( 眼神) – Olhar Determinado

Apenas “ver” não é o suficiente, pois os olhos refletem a consciência espiritual interior, sendo uma parte importante do artistas marcial, assim como de qualquer profissão.

Eles devem expressar todo o sentimento e entendimento do que está sendo feito.

Já imaginou participar de uma entrevista de emprego e seus olhos estiverem sempre olhando para baixo, perdido? O que pensariam de você? Ou mesmo, em uma reunião importante e seus olhos parecem com estar com “medo”.

O  Yǎn Shén ( 眼神sendo  Yǎn (olhos) e Shén (Deus). “Um olhar de Deus”, que traduzindo para o meio das artes marciais pode ser utilizado como olhar determinado. 

É uma técnica fundamental para estimular o seu poder de concentração, determinação e foco, ou seja, tudo que um bom empreendedor precisa ter em seus negócios.

Jìng lǐ (敬礼) – Saudação com respeito

As artes marciais tem como objetivo trazer paz e harmonia entre os praticantes, através de um código de conduta e principalmente o respeito.

Mesmo sabendo da competição diária na vida profissional, devemos ter uma conduta saudável, claro agressiva por se tratar de negócios, porém com muito respeito.

Jìng lǐ (敬礼) que traduzida significa “saudação com respeito”. Filosoficamente, sendo a mão direita fechada em formato de punho, refere-se ao sol= rì (日)e a mão esquerda, formato de palma com 4 dedos esticados e polegar curvado,  sendo lua=yuè (月),  ou seja, refletem a dualidade yin e yang, o tão sonhado equilíbrio que precisamos, não é mesmo?

Nas artes marciais o mais importante é que esta saudação deve ser feita de forma generosa e com muito respeito, valorizando o tratamento com pessoas, somente assim, o praticante entenderá o verdadeiro conceito de jìng lǐ.

Na empresa não é diferente, embora devemos ser agressivos nos negócios, mas no ambiente de trabalho o que as pessoas mais querem é o respeito, sentir-se valorizados.

Para isso precisamos expandir nossos conceitos, e a arte marcial é um ótimo caminho!

Artigo escrito por: Luiz Carlos Nascimento da Silva, empreendedor, Consultor do Portal de Kungfu e co-fundador e professor de artes marciais da Tonlon Academia de Artes Marciais de São Paulo.

Deixe um comentário