Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês é uma das grandes celebrações de mais importância para os chineses e por ocorrer no final do inverno e inicio da primavera, geralmente é chamado de  Chūnjié – 春节 (Festival da Primavera), sendo comemorado por até duas semanas. Seu significado e data também são diferentes do calendário ocidental, sendo que o inicio do Ano Novo […]

Ano-novo-2017

O Ano Novo Chinês é uma das grandes celebrações de mais importância para os chineses e por ocorrer no final do inverno e inicio da primavera, geralmente é chamado de  Chūnjié – 春节 (Festival da Primavera), sendo comemorado por até duas semanas. Seu significado e data também são diferentes do calendário ocidental, sendo que o inicio do Ano Novo Chinês cai a cada ano em uma data diferente. 

O calendário chinês é lunissolar, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O Ano Novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Neste ano cairá em 28 de Janeiro, chegando ao fim do ano do macaco e dando espaço ao ano do galo.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e Buda, em agradecimento, os transformou nos signos da Astrologia chinesa.

Os doze animais do Horóscopo Chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda, são:

Horoscopo-Chines-Animais

O Ano Novo Chinês é cercado de muitas tradições conforme abaixo:

  • Envelopes Vermelhos

Tradicionalmente os envelopes vermelhos chamados em mandarim de hóngbāo’ (红包), são dados durante a celebração do ano novo chinês, de casais ou dos mais velhos para os mais jovens solteiros. É muito comum que adultos e jovens casais deem envelopes vermelhos para crianças. Os envelopes vermelhos geralmente contém dinheiro, em quantias que variam de alguns reais até valores de centenas de reais. De acordo com o costume, a quantia presenteada deverá sempre em números pares, pois os números ímpares geralmente são utilizados para as quantias de dinheiro dadas durante cerimônias de funerais. O número 8 (八, bā) para os chineses, por exemplo é considerado como o número da sorte (por causa do homófono “fortuna”). O número seis (六, liù) também é considerado como um número da sorte, pois soa como ‘suave’ (流, liú), no sentido de se ter um ano suave, tranquilo, calmo.

  • Troca de presentes

Pequenos presentes (comida ou doces) são também trocados entre amigos e parentes (de diferentes famílias) durante o ano novo chinês. Os presentes usualmente são trazidos quando há a visitação a amigos e parentes. Os presentes podem ser frutas, bolos, biscoitos, chocolates, balas, ou algum outro presente singelo.

  • Fogos de artifício

Fogos são proibidos na maioria das cidades chineses, devido á poluição, mas mesmo assim, ainda é bem vindo soltar os fogos de artifícios, pois os chineses acreditam que o barulho dos fogos espanta os espíritos malignos.

  • Música

Uma das musicas mais tocadas e celebradas durante o Ano Novo Chinês é “Feliz ano-novo!” É uma canção popular para as crianças na época de ano novo.A melodia é parecida com a canção Oh, Minha querida, Clementina e diz: 

Feliz ano-novo! Feliz ano-novo!

Feliz ano-novo a vocês todos!

Nós cantamos, nós dançamos.

Feliz ano-novo para vocês todos!

Confira a musica abaixo:

  • Vestuário

As roupas utilizadas durante todo o ano novo geralmente são da cor vermelha ou de cores vibrantes, pois os chineses acreditam que a cor vermelha afugenta os espíritos malignos e a má sorte. As pessoas também vestem roupas novas da cabeça aos pés para simbolizar um novo começo em um novo ano.

  • Retrato e Jantar de  família

Tirar fotografias é uma cerimônia importante quando os familiares se reúnem. A foto deve ser tirada na entrada ou em frente da casa. O membro masculino mais velho da família se senta ao centro. Já durante a noite de Ano Novo toda a família se reune em volta da mesa para fazerem juntos a refeição que eles consideram a mais importante do ano. Peixe e jiaozi (espécie de bolinho) não podem faltar de jeito nenhum, por simbolizar prosperidade.

  • Simbolismo
 Um carácter invertido “福 (fú)” é sinal de boa sorte.

Assim como outras culturas, o Ano Novo Chinês incorpora elementos com profundos significados. Um exemplo é o caracter (福), literalmente significa bênção/felicidade exibido na entradas das casas em vermelho em formato de diamante, sendo usualmente pendurado de cabeça para baixo, pois o carácter chinês 倒 (dào) “de cabeça para baixo”, é  homófono de 到 (dào) “chegar” simbolizando então a chegada de sorte, felicidade e prosperidade.

 Ano-GaloAno do Galo 

O galo é o décimo animal do zodíaco chinês. Pessoas que nasceram nos anos: 1921, 1933, 1945, 1957, 1969, 1981, 1993, 2005 e 2017 são considerados galos.

Esse novo ano que se aproxima será cheio de ações inovadoras em sua vida. A presença do Galo de Fogo irá trazer uma energia destemida que te ajudará a não ter medo de mudança. Cheio de oportunidades e novas ideias, o ano de 2017 promete ser repleto de escolhas decisivas.

 

Fonte: Wikipedia

Deixe um comentário