Música Chinesa

Música Chinesa – As origens da música chinesa podem ser encontradas na distante antiguidade.

Música Chinesa

As origens da música chinesa podem ser encontradas na distante antiguidade  Cerca de 3.000 anos atrás, quando a música européia estava apenas começando com seus primeiros sussuros de vida, uma completa teoria musical e sofisticados instrumentos musicais começaram aparecer na China, principalmente devido à música ritual ortodoxa defendida por Confúcio. Na dinastia Han (206a.C. – 220 d.C.) a corte imperial fundou um centro de música que era encarregado de coletar e editar músicas antigas e canções folclóricas. Por causa dos contatos comerciais com a Ásia Central a música estrangeira entrou na China na forma de, por exemplo, p’i-p’a, ou alaúde, e o hu-ch’in, um violino tocado verticalmente. Influenciados por esta música de origem estrangeira os compositores da época modificaram e
melhoraram a música chinesa. Na época do imperador Hsuan Tsung (713-755 d.C.) da dinastia T’ang a corte organizou a companhia de canto e danças da Academia Pear Garden, cultivando um grande número de músicos e assim colocando o firme alicerce da música chinesa.

As variações de ritmo, batida, qualidade de tons e embelezamentos na música chinesa são altamente distintas e diferentes de suas contrapartes ocidentais. Isso deve-se principalmente aos singulares sons e estilos de tocar dos tradicionais instrumentos musicais chineses.

Os instrumentos musicais chineses podem ser divididos em quatro categorias básicas baseadas no método em que são tocados: “sopranos”, “inclinados”, “puxador” e “golpeador” (i.e, percussão). O ti, uma flauta horizontal de madeira, é o mais popular dos instrumentos “soprados”. O ti é feito de um tubo de bambu, tem um som claro, afiado e puro. O famoso compositor da ROC, Ma Shui-lung, certa vez compôs um concerto para ti e para orquestra sinfônica de estilo ocidental. Ao ser executado por uma orquestra sinfônica americana em Taiwan chineses e estrangeiros se encantaram com o som alto e penetrante do ti e unanimemente aplaudiram o concerto. Um outro instrumento “soprado”, a flauta pan, ou p’ai-hsiao é um dos mais antigos instrumentos musicais chineses e é parecido com a sua contraparte ocidental. Devido à sua graciosa forma externa ele foi escolhido como o emblema da música chinesa da ROC.

A categoria de violinos chineses chamados hu-ch’in inclui instrumentos que têm apenas duas cordas com um arco preso permanentemente entre elas. Eles produzem um tom macio e elegante. O uso do portamente e vibrato pode dar um sentimento de choro ou lamentação. Na moderna orquestra chinesa, o hu-ch’in ocupa uma posição de importância comparável ao violino na orquestra ocidental.

Há poucos instrumentos de corda “puxados” em uma orquestra ocidental. Mas devido ao amplo desenvolvimento de instrumentos “puxados” chineses – a China talvez tenha mais espécies destes instrumentos do que qualquer país do mundo – orquestra chinesa moderna e folclóricas os utilizam bastante. Partituras musicais que sobreviveram desde os tempos antigos também utilizam instrumentos “puxados”. A p’i-p’a é uma representante do instrumento chinês “puxado”. O poeta Pai Chu-i descreveu o timbre e as variações da p’i-p’a como “grandes pérolas, pequenas pérolas caindo em um prato de jade”. O ku-cheng, uma cítara de 16 a 20 cordas, atualmente é o mais popular instrumento tradicional chinês “puxado” em Taiwan. Um leve toque produz o som alegre e gracioso da água fluindo.

Na tradicional ópera chinesa a seção de percussão é conhecida como Wu-ch’ang, literalmente “cena marcial”. O tocador de pan-ku, um pequeno tambor para passar o tempo, dirige o resto da orquestra através de seus diferentes métodos e posições de bater o seu instrumento. Ele tem controle sobre o desenvolvimento geral da ação e criação da atmosfera e é equivalente ao maestro de uma orquestra do estilo ocidental. Devido às riqueza do timbre e variedade dos instrumentos chineses de percussão tais instrumentos já são freqüentemente usados em composições musicais de estilo ocidental. Por exemplo, um grande gongo pode criar uma atmosfera imponente e grandiosa; efeitos dramáticos podem ser conseguidos com o tambor t’ang, e o “peixe de madeira” (mu-yü) e o litofone (ch’ing) podem produzir uma atmosfera de mistério.

O desenvolvimento da tradicional música chinesa na República da China em Taiwan pode ser geralmente dividido em duas categorias. A primeira desenvolvida a partir da música tradicional tocada por grupos folclóricos, geralmente composto por três, cinco ou no máximo dez pessoas. Os artistas são geralmente de idade avançada e tocam mais músicas folclóricas ou temas de tradicionais óperas chinesas. Este tipo de música dá ao ouvinte uma boa noção dos ritmos da vida rural chinesa no dia-a-dia. A versão moderna da “orquestra” chinesa, com dezenas de tipos diferentes de instrumentos chineses, se desenvolve em resposta às mudanças na sociedade. Além de apresentar a tradicional música chinesa a orquestra chinesa toca versões adaptadas de canções folclóricas, com composições sinfônicas clássicas e modernas. Ela é amplamente bem-recebida por jovens amantes da música.

Atualmente há três orquestras profissionais na República da China em Taiwan que fazem apresentações públicas da música chinesa: a Orquestra Municipal de Taipei, a Orquestra da Música Chinesa da “Broadcasting Corporation of China” (BCC) e a Orquestra Experimental Chinesa da Academia Nacional de Artes de Taiwan. A maioria dos membros dessas orquestras foi treinado em departamentos de tradicional música chinesa de universidades e faculdades locais. Além do treinamento musical que eles recebem também estudam a música tradicional sob a direção de experientes artistas. Dessa maneira, eles preservam e passam a tradição para frente enquanto realizam a pesquisa e desenvolvimento musical. Fora das três orquestras profissionais há mais de 200 orquestras amadoras e escolares. Aulas sobre tradicionais instrumentos musicais chineses são ministradas em escolas elementares, primárias e secundárias, um outro reflexo da popularidade da música chinesa em Taiwan hoje.

Na área da composição, os músicos estão experimentando a incorporação de elementos de outros sistemas musicais e introduzindo inovações criativas enquanto preservam e espírito da música tradicional, dessa forma dando uma toda nova vitalidade à música chinesa.

Fonte: www.sinonet.com.br

Um comentário "Música Chinesa"

  1. Renata Cavalcante disse:

    Bom dia.

    Trabalho voluntariamente ensinando folclore a crianças e jovens. Este ano estamos aprendendo sobre a rica cultura chinesa. Gostaríamos muito de aprender uma canção folclórica chinesa para apresentarmos em outubro. Seria possível vocês nos ajudarem? Poderiam nos indicar uma canção folclórica com tradução e possível leitura dos sons das palavras?

    Desde já agradeço demais a atenção.

    Muito obrigada

    Renata Cavalcante

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