Estilo Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan é um sistema integral de saúde física, mental e também uma arte de defesa pessoal que trabalha sobre seu corpo e sua mente ao mesmo tempo.

O Tai Chi Chuan é um sistema integral de saúde física, mental e também uma arte de defesa pessoal que trabalha sobre seu corpo e sua mente ao mesmo tempo.

Os movimentos não somente relaxam os músculos, mas também acalmam os nervos. Todos os movimentos se realizam lenta e suavemente. A interação entre quietude e movimento é fundamental no Tai Chi, como na própria vida.

A expressão Tai Chi Chuan

A expressão Tai Chi Chuan só foi registrada por escrito no fim do Séc. XIX, numa obra literária datada de 1919 escrita por Chen Pinsan, onde ele registra que o Tai Chi Chuan foi criado por um antepassado de sua família: Chen Wangting, um general do exército chines em 1618, que já idoso, recolheu-se junto com seus conhecimentos marciais e criou a arte do Tai Chi. Este seria o início da escola mais antiga do Tai Chi Chuan que se tem notícias: Escola CHEN.

Existe uma lenda chinesa, envolvendo a figura de um sábio eremita que ao observar o confronto entre uma garça e uma serpente, compreendeu a supremacia da agilidade sobre a rigidez. Segundo relatos, este personagem teria vivido mais de 200 anos e é considerado pela tradição um santo taoísta, um iluminado que, após estudar exaustivamente os princípios do Tai Chi, passou a aplicá-los utilizando a unidade corpo-mente criando assim o Tai Chi Chuan. Essa lenda remonta aos anos de 1127 a 1279, e trata-se do eremita Zhang Sanfeng.

Com efeito, foi só entre o fim do Séc. XIX, e o princípio do XX que certos lutadores passaram a anotar o que sabiam ou transcrever as palavras do mestre. Na maior parte das vezes, porém, a arte se transmitia de pai para filho, no seio da mesma família. Constituiu exceção a essa regra Yang Luchan (criador da escola Yang), acolhido pela família Chen, onde recebeu o ensino do Tai Chi Chuan, tendo em seguida difundido em Pequim. No Brasil existem diversos representantes do estilo.

Fonte: Portaldekungfu.com

10 Respostas para “Estilo Tai Chi Chuan”

  1. Wavatar
    natanael lazame correa 27 de outubro de 2013 as 16:36

    Sou fã do estilo, pena que no lugar onde moro não existe, gostaria de ter um manual do da arte.

    • Wavatar
      Portal Kung Fu/Wushu 30 de outubro de 2013 as 13:57

      Obrigado por acessar o Portal de Kung fu. No momento não temos apostila e aulas em video. Teremos em breve

      Obrigado

  2. Wavatar
    Eudes Rodrigues 6 de fevereiro de 2015 as 21:19

    Valeu. Sou um verdadeiro admirador desse estilo e gostaria de saber se em Palmas Tocantins tem uma academia cm esse estilo ou outro do kung fu.

  3. Wavatar
    marcus 7 de abril de 2015 as 19:37

    qual kung fu e mais recomendado tai chi chuan ou Shaolin do Norte

  4. Wavatar
    marcus 7 de abril de 2015 as 19:38

    eu tava indeciso entre kung fu tai chi chuan ou Shaolin do Norte voce pode me dar uma ajuda a escolher

  5. Wavatar
    andressa candido 28 de setembro de 2015 as 14:54

    nao tem luta melhor….estilo melhor dizendo….lovee

    • Wavatar
      Portal Kung Fu/Wushu 25 de outubro de 2015 as 10:27

      Obrigado por acessar o portaldekungfu.com

      Sim, não existe arte marcial melhor, e sim, quem praticantes que treinam duro.

  6. Wavatar
    yao chen 17 de novembro de 2015 as 20:33

    o kung fu é o melhor

  7. Wavatar
    Francisco (Neto) 14 de fevereiro de 2016 as 16:58

    Boa tarde!
    O melhor estilo é o com o qual você se identifica. Passa a ser o melhor pra você. O estilo Shaolin do Norte é mais rápido, leve, algo assim, embora não seja uma regra, o estilo do Sul (como o Hung Gar) já é mais “forte” (por assim dizer).

  8. Wavatar
    Thiago 24 de abril de 2017 as 17:08

    Olá, adorei o estilo. O site tem algum tipo de material gratuito para ensinar kong fu, como apostilas ou videos?

Deixe um comentário