Estilo Wing Chun

O Wing Chun tem sua origem como um sistema de arte marcial chinesa durante a dinastia Ching, e cujas as idéias básicas foram formuladas pela monja budista do templo Siu Lum (Shao Lim), Ng Mui.

Estilo Wing Chun

O Wing Chun tem sua origem como um sistema de arte marcial chinesa durante a dinastia Ching, e cujas as idéias básicas foram formuladas pela monja budista do templo Siu Lum (Shao Lim), Ng Mui.

 Sobre o estilo Wing Chun

Com bastante experiência em todos os tipos de pugilismo da época, Ng Mui era reputada como ‘’ lutador número um’’ do templo e famosa por sua grande habilidade no mui fah jong, aparelho de treino utilizado para aperfeiçoar a postura e o equilíbrio. O sistema em desenvolvimento que seria chamado mais tarde de Wing Chun não fora ensinado ou mostrado por Ng Mui a outros monjes ou possíveis alunos do templo. Acredita-se na possibilidade de Ng Mui criar este estilo para que fossem treinados rebeldes em um espaço de tempo mais curto que os demais estilos do templo.

Ng Mui incorporou características da garça e da serpente, tais como a agressividade de maneira precisa e o emboscar para a captura da presa. Ng Mui viajou no anonimato, trabalhou como simples membro de uma companhia de ópera chinesa até chegar ao mosteiro Tai Lung, onde se fixou.

Nesse mosteiro continuou sua prática, e conheceu uma jovem chamada Yim Wing Chun que havia aprendido algumas artes marciais Siu Lum, por ter seu pai treinado num templo próximo a Cantão, local que tivera que deixar devido a problemas com o império de Ching. Yim por ser uma mulher bela, chamava a anteção, até que um dia Wong, exigiu casar-se com ela, que já comprometida recusou-se.

Wong não gostando disso travou uma luta com o pai de Yim machucando-o muito. Foi então que Yim Wing Chun buscou auxílio com Ng Mui e esta decidiu ensinar-lhe o sistema de luta que havia criado. Yim Wing Chun passou a treinar sem descanso. No dia em que Wong apareceu para levá-la, Yim Wing Chun o desafiou para uma luta. Rindo, Wong lhe disse para dar o primeiro ataque.

A jovem lutadora sem ficar intimidada, desferiu então um único soco no peito de Wong e este caiu por terra. Registrou-se que mais tarde o tirano faleceria em consequência do ferimento interno causado por aquele soco.

Mais tarde, Yim Wing Chun casou-se com quem estava comprometida, Leung Bok Chau. Este praticava artes marciais, porém achou que a habilidade que a mulher apresentava era muito superior aos estilos conhecidos e quis praticar o sistema ao qual deu o nome de “Wing Chun” em homenagem à esposa. No Brasil existem diversos representantes do estilo.

Fonte: Portaldekungfu.com

39 Respostas para “Estilo Wing Chun”

  1. Wavatar
    Tiago Pacífico 21 de fevereiro de 2013 as 9:19

    Essa lenda já caiu por terra a bastante tempo… só uma perguntinha… Como o templo Shaolin composto, exclusivamente, por monges budista homens e diga-se de passagem praticantes do celibato; daí mais um motivo para não haverem mulheres no templo; tinha uma mulher especialista no mais alto nível do Kung Fu Shaolin… só me respondam isso… nada mais…

    • Wavatar
      Luiz Carlos 11 de março de 2013 as 2:39

      Obrigado por acessar o site. As materias e historias existem sempre versões. Estamos sempre disposto a colaborar. Qualquer sugestão sera analisada e bem vinda.

      Obrigado

    • Wavatar
      Marcio Fogolin 14 de junho de 2013 as 20:55

      Tiago em partes concordo contigo.

    • Wavatar
      Eduardo Amorim 24 de novembro de 2014 as 23:44

      uma simples coisa chamada DISFARCE ¬¬. Segundo a lenda/historia(não sei, não historiador e nem morei na época), ela se disfarçou de homem.

      • Wavatar
        Portal Kung Fu/Wushu 14 de janeiro de 2015 as 23:15

        Boa noite,

        Obrigado por acessar o Portal de Kung Fu

    • Wavatar
      Catia 6 de março de 2016 as 17:38

      Tiago durante toda a vida as mulheres se destacam nas mais diversas áreas e das mais diversas maneiras.Não existe uma disputa de sexos, mas uma concordância de uma vida melhor e mais pacífica. Reflita para não deixar teus olhos cegarem tua mente.

  2. Wavatar
    andre freitas 24 de março de 2013 as 21:51

    existem inumeros estilos wing chun, ving tsun, wing tsun,aplied wing chun,wing chun fat cheong,wing chun fat chan,wing chun viet nam,e cada mestre defende o seu como sendo original,agora eu pergunto no inicio as artes marciais erao um unico conjunto de movimentos conpletos,e tinha tudo tecnicas de pernas arremeços torçoes e tecnicas no solo tecnicas de maos,o ser humano que complica as coisas dividindo em estilos, as tecnicas que sempre existiu,criando assim novos estilos agora estao chamando de mma, o kung fu de shao lim é o berço das artes marciais…

    • Wavatar
      Chico 10 de junho de 2016 as 15:17

      É tido como o berço das artes marciais a Índia, procure por exemplo Kalaripayattu no “google imagens”.São impressionantes os golpes de braço e pernas, as torções, imobilizações e tudo o mais, inclusive o uso das mais impressionantes armas. Muitos estilos de artes marciais parecem ter seu início derivando de artes marciais indianas como essa. Mesmo que tenham se originado de forma independente a similaridade é enorme. Tente ver vídeos no youtube também. Quanto mais complexa mais anos de estudo e treino são necessários, algumas ultrapassando 14 anos de treino pro sujeito começar a ser alguma coisa, mesmo porque tem de aprender todas as técnicas de cura e tratamento das lesões.

  3. Wavatar
    RICHARD WANDERSON 3 de junho de 2013 as 10:20

    não existe uma verdade absoluta nas artes marciais,principalmente no kung fu .Cada um praticante tem a maneira natural de ver seu modo a tecnica desenvolvida,nenhum aluno vai ser igual a seu mestre cada um tem a sua maneira de ver as coisas.por isso a quantidade de estilos e artes marciais. A tecnica que serve para um pode não ser tão util para outro.tenho 20 anos de treino marcial,e sei o q estou dissendo.

    • Wavatar
      Portal Kung Fu/Wushu 3 de junho de 2013 as 12:26

      Ola Richard, Sim, cada praticante tem a sua visao. Todas as artes são boas e cada ao praticante escolher a que melhor se adapta.

    • Wavatar
      Marcio Fogolin 14 de junho de 2013 as 20:53

      Ola Richard; Em partes concordo com seu comentario, mas ha pontos contraditorios que deve ser melhor estudado e analisado. Se quiser conversar mais sobre o assunto é só entrar em contato; Abçs.

    • Wavatar
      Edmir Aprile 15 de fevereiro de 2015 as 19:15

      Concordo plenamente com o Sifu Richard Wanderson, veja o caso do IP Men estava aprendendo o tradicional e eis que encontra um farmacêutico e lhe ensina uma variação surpreendendo o mestre da sua academia. Mais tarde, aparece o Bruce Lee em sua vida e este lhe ensina o wing chun, que quando adulto da vazão à sua personalidade e acaba mesclando o ora ensinado por IP Men, passando o seu próprio estilo, o qual também fez muito sucesso nos grandes torneios e até mesmo em filmes, como todos sabemos.
      Tenho 57 anos de idade prático Wing Chun há 5 anos, porém adoro a cultura oriental.

  4. Wavatar
    Marcio Fogolin 14 de junho de 2013 as 20:47

    Andre não existe varios estilos de Ving Tsun; Todas as formas que vc transcreve acima são transliterações do ideograma em chines do nome do estilo; Mas a transliteração oficial reconhecida pelo próprio mestre Yip Kai Man é Ving Tsun.

  5. Wavatar
    Hans 6 de julho de 2013 as 20:29

    Oi gente, desculpem, eu estou interessado em praticar Wing Chun, mas moro em Brasilia. Voces conhecem algum lugar o contato onde possa praticar?

    Muito obrigado!!

    • Wavatar
      Portal Kung Fu/Wushu 8 de julho de 2013 as 11:00

      Ola, Obrigado por acessar o Portal de Kung Fu/Wushu. De uma consultada no site da CBKW (confederação Brasileira de Kung Fu/Wushu) http://www.cbkw.org.br. Lá consta o contato da Federação de seu estado e com isso você pode tirar esta duvida.

      At
      Portaldekungfu.com

    • Wavatar
      Flavia 29 de dezembro de 2013 as 11:38

      Faço ving tsun aqui no Rio e há um núcleo em Brasíla onde o Si Fu é o Nathaniel Rosa. Vc pode achar o contato em http://www.myvt.org.Clique em Ving Tsun Experience.

      • Wavatar
        Portal Kung Fu/Wushu 2 de janeiro de 2014 as 11:26

        Obrigado por acessar o portaldekungfu.com

        Temos uma sessão para anúncios de academias. De uma olhada.

  6. Wavatar
    Paulo Araújo 28 de agosto de 2013 as 12:55

    Eu admiro e conheço um pouco do wing chun, que é um dos sistemas de arte marcial que mais me interessa. não creio muito em lendas que não podem ser provadas, mas acredito que wing chun deixa uma lição pra nós que desejamos nos desenvolver avidamente nas artes marciais.

    • Wavatar
      Portal Kung Fu/Wushu 28 de agosto de 2013 as 22:30

      Obrigado por acessar o Portal de Kung Fu.

      At
      portaldekungfu.com

  7. Wavatar
    Paulo Araújo 28 de agosto de 2013 as 12:58

    Bruce Lee foi praticante desse sistema, sob tutela do mestre Ip Man e mais tarde desenvolveu seu próprio método Jeet Kune Do. acredito que as diversas linhas de wing chun provém de uma mesma fonte, todas foram desenvolvidas e adaptadas.

    • Wavatar
      Portal Kung Fu/Wushu 28 de agosto de 2013 as 22:30

      Obrigado por acessar o Portal de Kung Fu. Sim Bruce Lee praticava Wing Chum.

      At
      portaldekungfu.com

  8. Wavatar
    ROBERTO VERISSIMO 17 de fevereiro de 2014 as 16:58

    Tenho uma escola de artes marciais em Pinhalzinho SC e gostaria de falar com um mestre de Kung fu wing chug c possível me mande um telefone ou um imail de algum mestre para nos ajudar a implantar esta modalidade nesta cidade aguardo retorno te mais obrigado

  9. Wavatar
    Joao Carlos 27 de julho de 2014 as 16:12

    Olá. Moro na grande Vitoria – ES, e gostaria de aprender o Wing Chun. Pode me informar aonde encontro uma academia? Desde já obrigado.

  10. Wavatar
    Clayton 29 de julho de 2014 as 23:27

    Para as pessoas que estão querendo discutir sobre qual ESTILO de luta é a melhor, respondo com as palavras do velho sábio Ip Kai-Man “Não é o estilo de luta que o faz melhor ou pior, o problema é você mesmo ! “

  11. Wavatar
    Samuel Candido de souza 7 de setembro de 2014 as 14:58

    o estilo wing chun é melhor do que o aikido,eu digo para defesa pessoal?

  12. Wavatar
    Marcos Carvalho 3 de janeiro de 2016 as 12:05

    Fico honrado de ter esse espaço ou linhas para expor a minha pergunta. Tenho 55 anos e quando descobri tão arte milenar do Wing Chun.
    Vamos ao que interessa, eu tenho 55 anos e gostaria muito de treinar o que devo fazer? Quais os exames médicos que preciso fazer?

    • Wavatar
      Marcos Carvalho 3 de janeiro de 2016 as 12:06

      Tal arte que é encantadora pelo seus ensinamentos filosoficos

    • Wavatar
      Portal Kung Fu/Wushu 6 de janeiro de 2016 as 22:29

      Obrigado por acessar o portal de kungfu. Procure uma academia, pois cada academia tem o seu formato e método de inscrição, assim, como exames médicos necessários.

      At
      Portaldekungfu.com

  13. Wavatar
    Saam Faat MoKwoon 6 de fevereiro de 2016 as 10:16

    Olá, pessoal!

    Peço desculpas por utilizar o espaço sem a devida autorização do dono/a do site para divulgar o nosso MoKwoon.

    Nós somos de Vitória-ES e como a arte não é muito divulgada por aqui e poucos sabem do nosso trabalho, os convido, para quem é da região ou de fora, a nos visitar e treinar conosco.

    Ficamos no bairro Jardim da Penha.

    Para mais informações, vocês podem acessar a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/saamfaatmokwoon/?fref=ts

    Esperamos a sua visita!

    Atenciosamente,

    Saam Faat MoKwoon

    • Wavatar
      Portal Kung Fu/Wushu 13 de março de 2016 as 22:05

      Obrigado por acessar o portal de kungfu.

      Procure fazer um anuncio em nosso site para a divulgação

      At
      Portaldekungfu.com

  14. Wavatar
    Wesley 22 de abril de 2016 as 13:02

    Eu gosto muito de kung fu , e queria aprender esta arte marcial pois ensina paciência honestidade e honra mas em minha cidade não tem, bom c tivesse alguém gostaria de abrir um dojo na minha cidade.. Conchal ( SÃO PAULO)

  15. Wavatar
    Gian lee 29 de junho de 2016 as 4:30

    Eu vou criar meu estilo de kung fu, vai se chamar Estilo do Gato , Sushi sashimi , de Gian Lee , pode ? Quem quiser ser meu discípulo entra em contato

  16. Wavatar
    luiz filipe 20 de agosto de 2016 as 16:17

    o que eu acho é que independente de qualquer estilo é uma cultura de alto expressão. pois quando pratico o wing chun me sinto em paz, e me surpreendi fisicamente pois a alto concentração e o contato com o estilo realiza a auto estima e superação de qualquer guerreiro. é legal a analise de estilos, o estudo e aprimoramento de técnicas se faz necessariamente por isso concordo com todos os comentários.

    • Wavatar
      Portal Kung Fu/Wushu 7 de setembro de 2016 as 12:21

      Obrigado por acessar a pagina. Continue acessando o portal de kungfu

  17. Wavatar
    MARCELO BRANDAO 22 de março de 2017 as 12:02

    Boa tarde

    Gostaria de saber se voces conhecem algum lugar no Rio de janeiro, especificamente na Cidades de : Niteroi ou São Goncalo.

    Onde posso treinar Wing Chun.

    E que seja academia registrada e legalizada, onde ensina de verdade.

    Grato, Marcelo

  18. Wavatar
    Daniel 29 de março de 2017 as 16:52

    Incrível

Deixe um comentário