Dança do Dragão

A Dança do Dragão chinesa (Wu Long) é um da arte tradicional da cultura chinesa.

Dança do DragãoSão criados dragões com o corpo coberto com remendos de ouro e prata para demonstrar esta arte durante o dia.Há alguns tipos de Dragão como o dragão errante com a característica exterior, com peso variado em até 20 quilos. Há tambem o dragão colorido que utiliza cores diferentes.

Dentro de cada parte do dragão tem uma vela que ilumina ele por inteiro. Enão são executados movimentos que aparentam um dragão flutuando entre as nevens. Existe também o dragão de fogo que é dividido em círculo.

São prendidos no corpo incesnsos para que se transforma em um dragão de fogo. Também há o dragão de madeira, às vezes chamado de o dragão bêbado que é executado durante o 8º dia do 4º mês no calendário lunar chinês. A cabeça deste dragão é feita de madeira e pesa vários quilos,o homem que segura a cabeça do dragão está normalmente bêbado, assim o resto dos dançarinos vão seguindo o primeiro homem com os seus passos de bêbados.

A cor do dragão também tem vários significados. Dragões verdes são considerados auspiciosos. É popular entre as massas e é utilizado nas festividades importantes como Yuan Hsiao Festival. Este dragão é feito nas festividades para trazer prosperidade e paz. O dragão amarelo representa realeza. Como amarelo é a cor oficial do imperador, as massas não são permitidas usar os dragões amarelos, esta cor só pode ser vista em tribunais imperiais e templos.

O dragão vermelho simboliza coragem. O dragão vermelho raramente é usado porque sua cor representa fogo. O dragão azul que é realmente luz azul raramente é usado. O dragão branco simboliza pureza e justiça, mas os chinêses consideran o branco como uma cor azarada, portanto este dragão raramente é visto.

Como guia para o dragão, há a pérola de dragão amoldada como uma bola, e dentro desta bola ha um carvão iluminado que é usado para conduzir a dança do dragão,ou seja, o Dragão fica em uma perseguição perpétua atrás da pérola.
A pérola é dirigida por um portador que conduz o dragão com seus movimentos complicados. A dança normalmente expressa a emoção do dragão. Alegria é representada pelos movimentos gentis e elegantes. Agitação é expressada por torções voltas subitas.

Nomes fantásticos são as vezes usados para descrever estes movimentos que o Dragão faz como :
Briga de Dragão Dobro para a Pérola, Dragão Feroz Cruza o Rio. Os movimentos básicos do dragão, giros, saltos, agaixamentos, sacudidas, torções, e muitos outros. São exigidos de todos os dançarinos a coordenação dos movimentos para poder expressar o espírito galante do dragão.

Deixe um comentário