Conheça a mãe de Donnie Yen

Nascida em Guangzhou, China, Mark (Mãe de Donnie Yen) começou a sério treinando o Wushu durante o ensino médio. Na época, as mulheres que estudaram artes marciais eram praticamente desconhecidas.

Donnie-Yen-Mamae

Donnie Yen tem  participado e estrelado grandes filmes de ação e artes marciais como  “Ip Man” ( O Grande Mestre)  “Star Wars: Rogue One”.

Mas este sucesso nas telas, e sua carreira de artes marciais, deve-se muito a  Sua mãe, uma grande Mestre de Wushu Taichi Chan chamada Bow Sim Mark.

Nascida em Guangzhou, China, Mark começou a sério treinando Wushu durante o ensino médio. Na época, as mulheres que estudaram artes marciais eram praticamente desconhecidas. Suas áreas de especialização incluem tai chi (taijiquan), pakua (bagua), hsing yi (xing yi) e espada wudang. Depois do treinamento extensivo no kung fu tradicional e no wushu da competição em China,  Mark emigrou aos Estados Unidos e estabeleceu-se com sua família em Boston MA. Ela estabeleceu o Chinese Wushu Research Institute em Chinatown de Boston em 1976, sendo a pioneira na introdução do wushu.
wushu_basic_training

 

“Havia apenas algumas escolas de kung-fu chinês em Chinatown e principalmente escolas de caratê em torno dos subúrbios”, disse Mark. “Minha escola era escola de Wushu” o primeiro chinês e, no momento, Wushu não era conhecido ainda no Ocidente. ”

1984, Mark ganhou uma medalha de ouro no primeiro Torneio Internacional de Tai chi chuan na cidade de Wuhan. Em 1995, ela foi nomeada artista Kung-Fu do ano da revista Black Belt.

Para ela ensinar artes marciais deve ter algumas características como: o movimento deve ser circular, relaxado, calmo, contínua e feito com a intenção e energia. Os requisitos são que a coluna vertebral é, naturalmente, em linha reta, os ombros e cotovelos são irrecuperáveis, o peito está vazio, o movimento se origina no a cintura, a bacia está em um ângulo natural, e yin e yang são claros. ”

“Um bom professor é aquele que mostra as características e exigências, e é capaz de explicar a filosofia do yin e yang, e relacioná-la com os movimentos “, disse Sifu Mark.

Mark, agora 74, é semi-aposentado e já passou fora de sua escola para a filha.  No entanto, ela permanece ativa até hoje e leva 45 minutos de caminhada ao longo do rio Charles todos os dias. Ela também faz focada respiração e relaxamento exercícios sob a forma de Tai Chi.

“É importante para manter o corpo quente o tempo todo. A nutrição adequada e hidratação limpa também é muito importante para a mente e manutenção do corpo”, disse Mark.

O Bow Sim Mark Tai Chi Associação de Artes é uma instituição sem fins lucrativos dedicada a preservar e promover o legado da Grande Mestre Bow Sim Mark.

Para mais informações, acesse para taichiarts.com

Fonte: Nextshark e  Taichiarts.com

Um comentário "Conheça a mãe de Donnie Yen"

  1. Maria Barbara Cruz Dias disse:

    Tenho admiração pela arte milenar da China e Japão. Todos os tipos de arte marciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.