Duelo entre Mestre de Tai Chi x Atleta de MMA acaba em 10 segundos

Já dizia Bruce Lee “Pra mim a arte marcial perfeita significa expressar a si mesmo honestamente”.

Nesta últimos dias, um vídeo “bombou” na internet com a luta do lutador de MMA  Xu Xiaodong e Mestre de Taijiquan (Tai Chi Chuan) Wei Lei.

Simplesmente 10 segundos, foi tudo que o lutador de MMA  Xu Xiaodong levou para derrubar  Wei Lei, que ao levar socos, caiu no chão, onde o juiz encerrou a luta.

Mestre Wei lei foi tema de um documentário pela China Central Television (CCTV) há dois anos como “um dos maiores mestres de Taijiquan na China”.

Nesse programa, ele realizou feitos que não seriam dignos de um filme de heróis  – como usar o seu “Qi”(energia) para criar um campo de força que impedia um pombo deixasse sua palma da mão.

Tal feito mudaria fundamentalmente nossa compreensão das leis naturais do universo se fosse real. No entanto, milhões de telespectadores chineses estavam convencidos da sua autenticidade.

Já o lutador de MMA, Xu alou Mestre  Wei de fraude e questionou a sua técnica de combate. Os dois entraram “discussão”na internet e com isso, gerou o duelo em Chengdu/China.

A derrota de Wei provocou um debate na China sobre a verdade em uma das suas tradições, as artes marciais chinesas, o Kungfu.

 

As teorias e as técnicas pessoais do combate emergiram em China há muitos anos e ao longo dos séculos, estes evoluíram para um sistema rico e único. Começou a ganhar maior popularidade no final da dinastia Ming no século XVII.

O Taijiquan (Tai Chi Chuan) é original entre artes marciais chinesas. É algo muito maior do que uma técnica de luta. Em sua forma mais elevada, é a encarnação da filosofia chinesa. Sua eficácia como técnica de combate resistiu ao teste do tempo.

O fato que um lendário Grande Mestre Yang Luchan se tornar o campeão invicto em Beijing/China em duelo com milhares de expectadores.

Nomeado como professor pela família imperial em 1850, Yang simplificou o Taiji estilo Yang. Temendo que os príncipes se machucassem e ele seria o responsabilizado, então ele tirou os elementos de combate do tai chi, transformando-o em um exercício para a saúde.

Infelizmente a cena caótica da luta, rendeu uma má reputação as artes marciais chinesas.

Depois do duelo da semana passada, alguns meios de comunicação do continente descobriram que Wei era um massagista profissional antes de se tornar um “mestre tai chi” e suas qualificações eram questionáveis.

E quanto a essas façanhas de admiração que ele realizou em CCTV, o lutador de MMA Xu: disse a um jornal que um produtor do programa lhe disse que estava encenado.

Video do Duelo

Fonte: www.thestar.com.my

 

Um comentário "Duelo entre Mestre de Tai Chi x Atleta de MMA acaba em 10 segundos"

  1. Li Ma disse:

    Boa tarde, Não acredito que esse vídeo seja verdade, jamais um praticante de Kung Fu seria tão submisso assim em um combate, se vc analisar ele não demonstra técnica alguma, talvez nem seja praticante de Kung Fu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.