Wushu por Alex Rodrigues

Quando eu comecei a conhecer melhor o wushu como esporte, o Brasil não tinha o suporte que tem hoje…

Alex RodriguesQuando eu comecei a conhecer melhor o wushu como esporte, o Brasil não tinha o suporte que tem hoje. Estamos melhorando ano a ano em todos os aspectos, desde a organização por parte das federações e confederação até a realização de eventos e parte técnica. Claro que ainda temos que passar por cima de algumas vaidades em todos os sentidos, desde um conhecimento a mais que um ou outro professor possa ter até atletas que somente pelo fato de ganhar uma competição de expressão já se sentem no direito de passar por cima de outros atletas que há algum tempo vem em busca de um espaço dentro do esporte.

Wushu Moderno X Tradicional

O Brasil tem muito potencial dentro do esporte pelas características do brasileiro de ser guerreiro e não desistir, mas no meu ponto de vista só isso não basta precisa haver união, união por parte de escolas tradicionais que não aceitam o wushu.

O wushu de alto rendimento hoje é um avanço do que foi o wushu tradicional há anos atrás na China, então por que professores ainda tem a mente tão fechada para o esporte ?

Wushu – Alex Rodrigues

Wushu Alex RodriguesNós atletas não podemos achar que só porque assistimos um vídeo de um profissional na China treinando sem camiseta e de bermuda, podemos também fazer o mesmo dentro da nossa escola. Talvez por isso, quando converso com alguns professores de estilos tradicionais eles reclamam por falta de disciplina e respeito por parte de seus alunos praticantes de wushu dentro da escola. Quem já teve a oportunidade de assistir um atleta chinês de perto sabe que ele tem respeito e amizade com seu professor havendo sempre a responsabilidade, não respondendo e cumprindo com seus deveres de atleta e aluno, portanto é uma atitude que temos que rever por parte de nós atletas em nossas escolas tradicionais, não esquecendo o que significa o wushu kung fu.

A disciplina, o respeito que se tem dentro do wushu tradicional é o mais importante, a marcialidade que se aprende com esses professores são importantíssimos dentro dos quesitos de uma competição de alto rendimento.

O Wushu para a vida

O Wushu pra mim nunca foi somente um esporte. Sempre levei muito a sério toda a essência e a disciplina adquirida pelos meus professore e mestres. Essa educação marcial junto com a familiar, foi de extrema importância para meu crescimento como ser humano.

Vindo de família pobre e de um lugar menos favorável, foi a saída para hoje ter conquistado muitas coisas na vida, como estar formado em uma faculdade, ter um trabalho e amizades importantes que valorizo muito até os dias de hoje.

O wushu pode ser praticado para qualquer objetivo e idade, só depende de um professor com um ponto de vista e bom senso corretos para ensina-lo.

Inicio das competições

Alex Rodrigues - WushuComecei a competir quando criança ainda em eventos não oficiais. Não tinha aquela pressão do resultado, era divertido. Passando essa fase, percebi que na verdade eu não gostava de competir, não me sentia bem sendo pressionado. De qualquer forma a competição, seja em qual nível for é importante para o crescimento do nosso wushu e também como pessoa, superar limites, treinar ate a exaustão não é pra qualquer um.

No momento de se apresentar e só mostrar aquilo que treinou, claro que passando por uma situação de pressão, você sempre está sendo avaliado, não se esqueça disso. Quando estou competindo, penso em estar relaxado e fazer o mais natural possível, precisamos estar confiantes no que vamos apresentar, se estiver com qualquer dúvida como uma virada de cabeça você já não esta 100 por cento. Aquele frio na barriga, sentir o corpo pesado na hora de se apresentar são sensações incríveis. Quando não sentirem mais isso, quer dizer que já não tem mais graça.

 

 

Como um guerreiro

Quando me apresento parece que estou em uma viajem ou dentro de uma batalha, lutando com milhares de pessoas, não preocupado com a regra ou com o tempo, isso faz parte do seu treinamento no dia a dia, ou seja, me sinto um guerreiro. Eu procuro mostrar o motivo daquilo que estou apresentando, afinal o wushu é uma luta e também uma arte. Portanto tem que ser bonito para quem esta assistindo, pensem nisso.

Fazendo isso a sensação de vitória ou derrota vai ser consequência de todo o seu esforço, se ganhar você mereceu, se não ganhar ainda, não e o seu momento ou você não fez o seu momento.

Melhorar o nível do Wushu no Brasil

Wushu Alex Rodrigues na ChinaPara melhorar o nível de wushu no brasil, precisamos de mais referencia, atletas de alto nível para que as crianças almejem ser iguais a eles. Acredito que nos próximos anos com a vinda da associação chinesa e técnicos, nosso nível possa melhorar muito, mas o atleta aqui no Brasil tem que se esforçar, por que não e fácil ter que estudar, trabalhar e ainda ter que pagar pelos seus treinos, essa é uma realidade, porém quem ama o esporte passa por cima e encontra um jeito.

No wushu eu valorizo muito a intenção do movimento e a marcialidade, a performance é consequência de muito treino que se ganha com o tempo e experiência. , precisamos dar mais importância para base e a marcialidade, coisa que se ensina desde criança na China e não deve ser diferente aqui no Brasil.

A importância da parte física

A parte física do aluno ou atleta vai fazer sentido quando já tem uma boa técnica e precisa ser otimizada. Ganhar mais velocidade ou níveis de força mais elevadas, todas essas capacidades físicas são adquiridas treinando fundamentos, se for necessário, ensino uma aula somente de mabu e kungbu para os meus alunos iniciantes e atletas também se for preciso, porque sei que se eu fizer uma parte física muito forte ele não vai saber aplica-la dentro do seu wushu por não ter um bom fundamento.

Mensagem Final

Treinem muito fundamento, disciplina e marcialidade, pontos importantes para quem quer ser um bom atleta, praticante, ou somente melhorar a saúde.

Hoje o atleta ministra aulas de wushu moderno na Honkit Wushu, Personal Trainner da Academia Vo2 Personal e ministra palestras sobre o wushu.

Para saber maiores informações ou contratar palestras/workshop envie um email para portaldekungfu@portaldekungfu.com.

Fonte: Portal de Kung Fu Wushu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.