法輪功 – Fǎlún gōng

Fǎlún gōng ou Falun Dafa  (法輪功), é uma prática avançada de cultivo de mente e corpo, composta de cinco exercícios de qigong (chi kung), sendo quatro em pé e um sentado em meditação.

raticantes desenvolvem fortes valores morais e buscam se assimilar à natureza do Universo através da aplicação dos princípios verdade, benevolência e tolerância (Zhen-Shan-Ren) em suas vidas.Tornado público pela primeira vez em 1992, na República Popular da China, pelo mestre Li Hongzhi, Falun Dafa popularizou-se rapidamente devido aos grandes benefícios proporcionados à saúde mental e física das pessoas, além do fortalecimento do caráter moral, alcançando em apenas cinco anos mais de 70 milhões de praticantes só na China, segundo pesquisas estatísticas do próprio governo.

Atualmente é praticado em mais de 80 países, por mais de 100 milhões de pessoas, e estima-se que este número continua crescendo rapidamente, porém não existem registros oficiais.

Sem adotar formas religiosas, como rituais, adorações, hierarquia e preceitos, a classificação do Falun Dafa se torna difícil nas culturas ocidentais, pois apesar de o objetivo final dos praticantes de Falun Dafa ser atingir a Iluminação, ou perfeição espiritual, que é o mesmo objetivo de outras religiões orientais como o Budismo e o Taoismo, esta prática de cultivo interno não pode ser classificada como uma religião ou culto.

De acordo com a tradição Chinesa o Sr. Li Hongzhi é respeitosamente referido como “Mestre” ou “Professor“, porém não aceita tratamento especial ou doações financeiras dos estudantes de Falun Dafa. Ele assegurou que a prática esteja disponível para todas as pessoas, e sem nenhum termo ou condição. Por sua contribuição para a Humanidade, Li Hongzhi recebeu mais de 1.000 honrarias e prêmios oficiais[1] e fora indicado quatro vezes ao Nobel da Paz.

Fonte: Wikipedia