螳螂拳 – Sucessor do Punho de Louva-Deus

Mestre Yu Hai e seu poderoso estilo Louva-a-deus de Kung Fu

Yu Hai nasceu na cidade de Yantai, província de Shandong em julho de 1942. Shandong sempre foi uma grande cidade de louva-a-deus.Pode ser afetada pelas artes marciais locais. Yu Hai se juntou ao famoso professor de boxe de louva-deus de sete estrelas Lin Jingshan aos 12 anos de idade e está envolvido em artes marciais desde então.

Pode-se dizer que Yu Hai, um excelente artista marcial chinês, é um artista marcial sênior com raízes profundas em Wu Jing. Yu Hai não é um ator profissional, mas um mestre da geração que reúne todos os gêneros de Estilo Louva-a-deus de Kung fu.

Mestre Yu Hai – Estilo Louva-a-deus

Em 1958, Yu Hai participou das competições de artes marciais na cidade de Yantai, província de Shandong e no nível nacional sucessivamente, passando com sucesso por três etapas. Seu excelente desempenho foi recrutado pelo Instituto Provincial de Tecnologia Esportiva de Shandong como atleta formal de artes marciais. No mesmo ano, ele representou a equipe provincial de Shandong Wushu em vários eventos nacionais e venceu campeonatos em esgrima, habilidades de cacete, boxe de louva-a-deus e outros eventos, além do campeão geral.

Em 1960, o governo chinês formou duas delegações nacionais de artes marciais: Yu Haisui visitou a República Tcheca, a Eslováquia e a União Soviética sucessivamente. Mais tarde, como treinador e capitão da delegação, foi a mais de 30 países, como Estados Unidos, Turquia e França, para apresentações e trocas.

Em 1966, depois de voltar para casa, Yu Hai foi nomeado capitão e treinador da equipe Shandong Wushu. Foi durante esse período que Yu Haichuang compilou um novo conjunto de rotinas de competição do Mantis Boxing e foi aceito como a competição oficial.

Mestre Tan Zong do Templo Shaolin

Somente no status de Wushu, Yu Hai alcançou resultados extraordinários. No entanto, o verdadeiro pico de sua carreira apareceu depois que ele se juntou ao círculo das artes do espetáculo.

Yu Hai e Jet Li atraíram a atenção do vice-gerente geral da instituição de Hong Kong Yindu durante uma apresentação de 1974 nos Estados Unidos. Alguns anos depois, quando essa organização planejava fazer um filme sobre o Templo Shaolin, ele pensou no então treinador Yu Hai e no jovem atleta Li Lianjie.

Em 1982, Yu Hai filmou o “Templo Shaolin”, filmado pelo diretor Zhang Xinyan, e interpretou o mestre Shaolin Tanzong, o mestre Jet Master Li. Assim que o filme foi lançado, atraiu uma mania nacional de artes marciais e também fez um grupo de atores famosos internacionalmente.

Mais tarde, ele colaborou com o diretor Zhang Xinyan e Jet Li várias vezes e filmou sucessivamente filmes como “Shaolin Boy”, “North and South Shaolin” e “Tai Chi Zhang Sanfeng”, que colocaram ainda mais a imagem de seu mestre na tela. Além do filme, ele também participou de diferentes trabalhos de TV, incluindo “Tai Chi Master”, estrelado por Wu Jing em 1997. O trabalho é baseado na história de vida de Yang Luchan, o grande mestre do Taijiquan de Yang, e também foi muito popular depois de ser exibido. Yu Hai e Yu Chenghui, outro famoso ator de artes marciais, basicamente assumiram todos os papéis de “mestre” nas últimas três décadas.

Em 1998, ele recebeu o título honorário de “Estrela das Artes Marciais Chinesas” no 40º aniversário da Associação Militar Chinesa em Pequim.

Em 2001, Yu Hai e seu filho Yu Tao criaram o “Centro de Intercâmbio Cultural Artes Marciais Yu” em Weihai, Shandong, dedicado a herdar as artes marciais Mantis Boxing ao público. Ao mesmo tempo, Yu Hai também continuou ativo na indústria do entretenimento. Por exemplo, em 2012, ele interpretou o mestre de Bagua Zhang Dong Zhanpeng na série de TV “Ye Wen”, estrelada por Zheng Jiaying. Além disso, em “Land War” em 2015, ele demonstrou mais uma vez o mantis boxing, o que surpreendeu o público.

Por quase 50 anos, o Mestre Yu Hai luta pela carreira nas artes marciais e atua na linha de frente da educação nas artes marciais.Ele se dedica ao ensino das artes marciais, à pesquisa para não deixar a arte marcial perdida.

O nome de Yu Hai tem sido bastante alto desde o “Templo Shaolin”. Ele também tinha um antigo nome pouco conhecido: Yu Tiantang, que lhe foi dado pelos pais que acreditavam no cristianismo. Durante a Revolução Cultural, esses quatro nomes antigos se tornaram materiais didáticos negativos. Naquela época, ele prestou atenção especial à relação entre peixe e água no mar seco, e se tornou “o velho e o novo” e se tornou Yu Hai, ou seja, “o peixe não pode viver sem água”.

Hoje, Yu Hai ainda é altamente respeitado por todas as partes. Embora ele seja velho, ele está sempre de boa saúde. Acredito que, no futuro, o público certamente poderá apreciar seu sensível e poderoso boxe de louva-a-deus, que continuará a tornar as artes marciais chinesas famosas no mundo.

Fonte: https://www.hk01.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.