O Poder do Sanda
Sanda (散手), que pode ser traduzido literalmente como “mãos livres”.
Sanda (散手), que pode ser traduzido literalmente como “mãos livres”. Não é considerado um estilo de luta independente, mas um dos componentes das diversas modalidades de arte marcial chinesa, normalmente ensinado integrado às diversas formas de wushu. O termo Sanda é mais antigo e de uso mais comum, quando o governo chinês formalizou e padronizou as artes marciais usou oficialmente o termo Sanshou para designar este aspecto, posteriormente voltando a usar o termo Sanda.
O Sanda como esporte
A prática contemporânea do Sanda como esporte de combate teve seu ponto de partida como esporte contemporâneo em 1990, ano em que o comite organizador dos XI Jogos Asiáticos incluiu o Wushu como esporte oficial de competição. Nesse mesmo ano, se fundou a Federação Internacional de Wushu como organismo oficial encarregado de dirigir o crescimento e a difusão do esporte, determinando as diferentes disciplinas de competição e sua respectiva regulamentação.
O Sanda está crescendo rapidamente em popularidade. Na atualidade, as competições são levadas em mais de 95 países no mundo inteiro.
O Sanda se refere a luta livre a onde as regras estão prontas para simular com total precisão o combate atual e real. Existem hoje duas modalidades de competição para Sanda, a amadora e a profissional (conhecida também como Sanshou ou Boxe Chinês).
Beneficios do Sanda
- Maior agilidade
- Aumento da resistência corporal
- Perda de peso
- Desenvolvimento físico acelerado
- Relaxamento mentalde
Entre Outros…
Fonte: www.portaldekungfu.com