Wushu – Giro pelo Brasil – Conheça a Equipe ProWushu

O Portal de Kung Fu/Wushu inicia série de reportagens com o tema “Wushu, giro pelo Brasil”. Conheça o trabalho de Adriano Cunha, ex-atleta da Seleção Brasileira de Wushu e hoje técnico da Equipe ProWushu Escola de Arte Marcial Chinesa.

O Portal de Kung Fu/Wushu inicia série de reportagens com o tema “Wushu, giro pelo Brasil”, onde contará a história de atletas, ex-atletas, equipes e o desenvolvimento do esporte em todas as regiões do nosso país.

A primeira reportagem da série aborta o Wushu no Rio Grande do Sul. Entrevistamos Adriano Cunha, ex-atleta da Seleção Brasileira de Wushu e hoje técnico da Equipe ProWushu Escola de Arte Marcial Chinesa.

Técnico Adriano Cunha

Técnico Adriano Cunha (RS)

 

(PKF) Quando iniciou seu treinamento de wushu moderno?

(Adriano) Iniciei meu treinamento em wushu moderno através do wushu tradicional shaolin do norte, em  maio de 1994. Nesta época, treinávamos alguns fundamentos do moderno, aprendidos, na maioria das vezes, por cursos. Nós intercalávamos o que aprendíamos no moderno com as aulas tradicionais, ou nos reuníamos nos fins de semana para aprimorar.

(PKF) Quando fundou sua academia/escola de wushu?

(Adriano) A fundação da minha escola (ProWushu Escola de Arte Marcial Chinesa)  é fruto de diversas transformações no decorrer de minha carreira como professor de artes marcais. No entanto, considero como data oficial de sua fundação o ano de 2005, quando levamos pela primeira vez uma equipe de competição treinada com uma metodologia mais consistente e adequada para competições de alto rendimento, para disputar o campeonato Brasileiro realizado aqui no RS, na cidade de Santa Maria.

 

(PKF) O que acha do desenvolvimento do wushu no Brasil?

(Adriano) O wushu, desde que foi estabelecido em nosso país, vem passando por um processo evolutivo de melhorias e desenvolvimento, tanto na questões técnicas, quanto administrativas. Isto pode se perceber nas conquistas obtidas pelo Brasil no decorrer dos anos em competições internacionais, na evolução técnica dos atletas nos campeonatos brasileiros e nas estruturas relativas a regras e arbitragem. Obviamente que temos muito trabalho ainda, mas acredito que com o estreitamento dos laços com a China, com o empenho das federações e com a facilidade de acesso as informações que temos hoje decorrente dos avanços da tecnologia e da comunicação, os resultados tendem a se multiplicar de maneira rápida, bem mais rápida do que nas gerações anteriores, o que é ótimo!

Equipe Pró-Wushu de Artes Marciais (RS)

Equipe Pró-Wushu de Artes Marciais (RS)

(PKF) Como esta o desenvolvimento do Wushu no Rio Grande do Sul 

(Adriano) No Rio Grande do Sul o desenvolvimento é tímido,  por enquanto nós somos a única escola que trabalha com Wushu Moderno de maneira didática.  A maioria das escolas usa algumas técnicas do taolu moderno como complemento de seus treinos tradicionais, mas não investem em competições de talou moderno, ainda. Em 2013 realizaremos alguns projetos com intuito de divulgar mais a modalidade como esporte, de fato.

(PKF) Como atleta qual a sua maior conquista, que nunca esquece?

(Adriano) Todas as vezes em que pisei na quadra para competir foram momentos muito importantes, e as imagens permanecem na minha mente até hoje. Mas se for para escolher algum momento em específico, acho que foi a primeira vez em que fui campeão brasileiro, em 2005. Acredito que por ter treinado muito naquele ano e estar competindo no meu estado, foi realmente uma conquista muito especial.

(PKF) Como professor/técnico. Qual a conquista que nunca esquece?

(Adriano) Cada vez que um aluno entra em quadra e sai dela feliz, com a sensação de dever cumprido, independente de premiação, para mim, como professor e técnico, é um momento muito especial, é uma vitória, pois a missão do grupo, como um todo, foi, de fato, cumprida.

(PKF) O que espera do wushu para as próximas gerações?

(Adriano) Eu espero que as novas gerações continuem este processo crescente de qualidade  pelo qual o wushu vem passando, mas espero, principalmente, que isto aconteça não somente no âmbito do desempenho técnico mas, acima de tudo, na preservação dos valores históricos, filosóficos e ético-marciais de nossa arte.

(PKF) Quem te influenciou a praticar?

(Adriano) Comecei a treinar em casa, pelos 9 anos, de maneira autodidata,  influenciado por filmes do Bruce Lee, Jet Li, Jack Chan e por aí vai. Após ter entrado na academia, isto aos 15 anos, minha grande influência foi meu professor, Lauro Telles, um grande nome do Wushu tradicional aqui em Porto Alegre.  Ele foi a pessoa que abriu as portas do wushu, não somente como esporte, mas também como um caminho de vida. Não posso esquecer, também, de citar, como umas das minhas grandes influências, o mestre Thomaz Chan que, mesmo com a distância, sempre deu um grande apoio no meu caminho como atleta.

Prowushu05

(PKF) Qual o nome da sua academia/equipe ?

(Adriano) O nome da minha escola é ProWushu- Escola de Artes Marciais Chinesa.

(PKF) Uma frase que deixaria para os amantes de wushu

(Adriano) Treinem sem pressa, mas de maneira constante, com qualidade, otimização e inteligência!

 (PKF) O que acha que o wushu fez com a sua vida?

(Adriano) O wushu me abriu portas sem igual, me transformando como pessoa, me levando para um universo de riqueza cultural incalculável. Através dele conheci o Brasil todo, conheci pessoas incríveis, hoje, literalmente, o wushu é minha vida.

Não percam as próximas reportagens “Wushu – Giro pelo Brasil”.

5 Comentários "Wushu – Giro pelo Brasil – Conheça a Equipe ProWushu"

  1. Ivair disse:

    Bom moro na cidade de Pompeia estado de SP, proximo a cidade de Marilia e gostaria de saber como posso saber mais sobre o Wushu e c tem alguma academia perto de onde eu moro

    1. Luiz Carlos disse:

      Ola, Evandro procure se informar no site da Federação Paulista de Kung fu Wushu (www.fpkf.com.br)

      Obrigado por acessar o portal

  2. Evandro luis k disse:

    Eu Evandro estive treinando ai em 2003 e moro em sapiranga nao sei se lenpra de mim

  3. Evandro luis k disse:

    Eu estive treinanto ai em 2003 sou de sapiranga e atimiro oque voces fazem ai em poa… eu treinei apenas cinco meis aqui em sapiranga e ai em poa nei um mes

  4. leandro disse:

    já tive a oportunidade de estudar tai chi na escola pro-wushu com o prof Adriano e a prof Debora,são otimos professores. só tenho a agradecer por tudo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.