Devemos respeitar os professores e valorizar as ações virtuosas

Respeitar os professores e valorizar a virtude é parte da ética tradicional praticada pelo povo chinês.

Professores-China

Respeitar os professores e valorizar a virtude é parte da ética tradicional praticada pelo povo chinês. Professores que ensinam moralidade, conhecimento e valores, ensinam às pessoas as formas corretas de se interagir um com o outro e com a sociedade como um todo. Eles exemplificam as virtudes.

No passado os chineses costumavam estudar o “Clássico dos Ritos”, que é um dos “Cinco Clássicos Chineses” do cânone confuciano. Foi dito nos “Registros sobre a Educação”, um dos 49 capítulos do Clássico dos Ritos: “Ao garantir a devida reverência ao mestre, a virtude que ele personifica é considerada honorável. Quando isto é feito, as pessoas saberão como respeitar o aprendizado.”

Para manter o respeito ao professor e reverenciar a virtude, os estudantes não devem apenas mostrar respeito e cortesia, mas também trazerem o respeito em seus corações e sinceramente seguirem os ensinamentos transmitidos por eles e pelas virtudes.

Há um antigo ditado que diz “Aquele que é seu professor por um dia é seu pai pelo resto da vida.” Histórias sobre os antigos respeitando seus professores e valorizando a virtude personificada por seus mentores foram passadas através das gerações como contos inspiradores. Tais histórias são admiradas pelas pessoas de hoje com um senso de moralidade e por aqueles que aderem a ideais elevados. Tudo isto se iniciou com o respeito aos professores e o apreço à virtude.

Os antigos sábios respeitavam e valorizavam os professores que ensinavam as virtudes.

fonte:www.epochtimes.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.