Jack Ma o homem por trás da gingante Alibaba é apaixonado por Kung fu

Jack é aliás um apaixonado por novelas de artes e marciais e de Kung Fu, e costuma mesmo baptizar os seus empregados com alcunhas retiradas dessas histórias

card_jack_ma_sr_alibaba

Em Setembro de 2009, na festa do décimo aniversário da Alibaba, Jack Ma emergia do centro de um palco perante 40.000 funcionários e clientes. Munido de uma peruca branca, baton vermelho, óculos escuros e um blusão de cabedal, o então CEO do “eBay chinês” interpretou uma versão punk rock da música inicial do Rei Leão.

Com uma fortuna pessoal avaliada em 8,1 mil milhões de dólares, Jack Ma começou por ser professor de inglês, não sem antes chumbar no exame de admissão à faculdade por duas vezes.

Jack é aliás um apaixonado por novelas de artes e marciais e de Kung Fu, e costuma mesmo baptizar os seus empregados com alcunhas retiradas dessas histórias. Diz que são a forma mais fácil de explicar o Confucionismo, o Budismo e o Taoísmo, porque reflectem a fraternidade, moralidade, coragem, emoção e consciência. A si chama-se “Feng Qingyang” , um personagem guerreiro que treinou o seu aprendiz para ser um herói, mas que ficou também conhecido pela sua imprevisibilidade e agressividade. Isso mesmo ficou patente na forma como aniquilou o gigante eBay na China, ao recusar-se a cobrar taxas aos seus clientes. Em 2004, o eBay estimava que a China seria o seu maior mercado até 2015. Em 2006 abandonou o país. Um antigo colaborador, dizia ao ‘New York Times’: “Ele estava disposto a levar a Alibaba ao chão para derrotar o eBay – a única coisa pior do que um concorrente inteligente é um concorrente louco, que está disposto a gastar todo o seu dinheiro sem qualquer perspectiva de lucro”. Ou, nas palavras de Ma: “Sempre desejei ter nascido num período de guerra. Podia ter sido um general. Penso sobre o que poderia ter alcançado na guerra”.

Matéria completa em: economico.sapo.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.