Wushu – Giro pelo Brasil – Conheça a Equipe Wu Wei de Wushu
Esta edição aborta um pouco sobre o Wushu no Ceará. Entrevistamos Junior Simon, Professor/técnico da Equipe Wu Wei de Wushu Modenro
O Portal de Kung Fu/Wushu inicia série de reportagens com o tema “Wushu, giro pelo Brasil”, onde contará a história de atletas, ex-atletas, equipes e o desenvolvimento do esporte em todas as regiões do nosso país.
Esta edição aborta um pouco sobre o Wushu no Ceará. Entrevistamos Junior Simon, Professor/técnico da Equipe Wu Wei de Wushu Modenro
(PKF) Quando iniciou seu treinamento de wushu moderno?
(Júnior) Tudo começou em 25 de Julho de 2001. No começo treinava Wushu tradicional (Shaolin do Norte). No inicio os treinos eram voltados pro Sanda, como nunca havia competidores por motivos de peso comecei a treinar o Taolu. O moderno propriamente dito foi aparecer bem mais tarde no ano de 2006 e didaticamente em 2008.
(PKF) Quando fundou sua academia/escola de wushu?
(Júnior) É um desejo de cada professor ter ser espaço e sua equipe/associação. A equipe Wu Wei é uma ramificação da Associação Wu Dang de arte marcial Chinesa. Ela (Wu Wei) surgiu no ano fim de 2011, já iniciando 2012. No começo treinávamos apenas reunidos em um local. Através das competições foram aparecendo os praticantes e tudo foi tomando um bom caminho.
(PKF) O que acha do desenvolvimento do wushu no Brasil?
(Júnior) Venho competindo a nível nacional desde 2006 apenas. Mais sempre acompanhei os eventos através de vídeos trazidos dos campeonatos. Vi um salto (falando de organização estrutural) no campeonato de 2007. Foi onde vi a 1° uma área semi-profissional para competição. Área de aquecimento para os atletas de Sanda e Taolu. Isso deu um conforto para os atletas deu status e um bom parâmetro às competições de Wushu. Já o nível atlético vem crescendo a cada evento. Isso pode ser observado nos resultados internacionais. Sempre tendo como parâmetro os eventos dos anos anteriores.
(PKF) Como esta o desenvolvimento do Wushu no Ceará
(Júnior) O Wushu no CE ainda cresce muito tímido. Existem boas escolas de wushu tradicional que possuem bons atletas. Mais de Wushu moderno existem apenas 2 .E a segunda ainda não está tão bem estabelecida por ter pouco tempo de vida. Fico feliz por fazer parte desse pioneirismo do Wushu Moderno. O processo de ensino-aprendizagem requer muito tempo e trabalho. Por isso temos trabalhado bastante pra massificar mais a Arte.
(PKF) Como atleta qual a sua maior conquista, que nunca esquece?
(Júnior) O engraçado de responder essa pergunta é que minha maior conquista foi duas grandes derrotas. No ano de 2007 eu competi sem saber quase nada de regras, movimentação e etc. Toda a mecânica de movimentos era muito rústica. Sem aperfeiçoamento de nada. Tudo que sabia era o que os vídeos me mostravam. A única coisa que podia se dizer que existia eram os Nandus. Por conta de ter feito parte de um projeto chamado circo-escola quando criança, eu tinha uma certa habilidade para saltos. Depois dessas duas derrotas nas categorias de Changquan e Jianshu procurei ver meus erros e viajar pra poder aprender Wushu de verdade.
(PKF) Como professor/técnico. Qual a conquista que nunca esquece?
(Júnior) Em 2009, éramos apenas 3 pessoas em todo o estado. E esse quantitativo foi se repetindo até 2011. Daí apareceram mais pessoas, inclusive de outra cidade. E pessoas que não praticavam Wushu moderno começaram a treinar pra poder se melhorar nas suas categorias distintas. Não trato medalhas e títulos como conquista. A minha conquista é diária. Ver alunos entrando na área de competição (fico bem mais nervoso que o competidor) e saindo feliz com seu desempenho, difundir cada vez mais, ver mais pessoas treinando e resgatando pessoas que deixaram o Wushu por qualquer motivo. Isso sim trato como conquista reais.
(PKF) O que espera do wushu para as próximas gerações?
(Júnior) Ficaria imensamente feliz se as próximas gerações continuassem o bom trabalho que já vem sendo feito. E que o fantasma do “atleta com vida regressa” fosse abolido. O que mais observamos nos outros desportos é que existem atletas que tem bastante reconhecimento e talento e acabam envolvendo-se com atitudes que não o testificam como “atleta”. Exemplo: Bebedeiras, drogas e escândalos em geral. Se a nova geração perceber e não cometer esse erro fatal muito vai ser melhorado.
(PKF) Quem te influenciou a praticar?
(Júnior) Muitas pessoas começam por filmes. Comigo não foi diferente. Eu achava bacana ver os chineses voando com suas espadas. Mais ai um dia minha Tia me viu voltar do treino e disse pra mim que eu nunca iria ser capaz de fazer nada dentro do Wushu. Desde esse dia quando penso que está tudo difícil, lembro-me dela. Se não fosse esse reforço negativo dela, nunca iria realmente competir e levar o desporto tão a sério. Ela sem duvida foi minha maior influência.
(PKF) Qual o nome da sua academia/equipe ?
(Júnior) Equipe Wu Wei de Wushu moderno.
(PKF) Uma frase que deixaria para os amantes de wushu
(Júnior) “…Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada será impossível para vocês. Mateus 17:20”
(PKF) O que acha que o wushu fez com a sua vida?
(Júnior) No fim do ano de 2012 recebi o diagnostico que estava com um síndrome chamada Guilan-Barre. Muitas pessoas que passaram por essa síndrome tem sequelas, alguns são cadeirantes, outras com sérias distrofias e/ou atrofias. E eu passei 4 dias sem ter movimentos das pernas, acamado, com soro no braço e dependente dos outros pra tudo. Mais ai Deus olhou lá de cima e viu que não era a minha hora ainda. Que ainda tinha coisas pra produzir.
E me recuperei pra surpresa dos médicos. O laudo já indicava paraplegia. Toda a minha recuperação foi eu quem fiz, já que trabalho com isso também e inclusive já tratei de pessoas com a mesma síndrome. A minha reabilitação de pulso foram giros de espada dentre outras coisas, nesse período tudo foi complicado. Mais Deus colocou o Wushu e boas pessoas na minha vida e graças a Ele tudo melhorou.
é meu sonho fazer kung fu mas onde moro nao tem
Em breve teremos videos aulas do portaldekungfu.com
Em breve teremos video aulas de kungfu. Obrigado
Faz alguns anos assisti uma repotagem sobre wushu, amei a primeira vista, agora com 55 anos não conseguiria praticar, mais gostaria muito que meu filho e neto praticasem, mais na minha cidade acho que não tem.